menus

sábado, 23 de outubro de 2010

O livro de João – O livro evangelístico


O livro de João se destaca dos outros três Evangelhos. Escrito cerca de 30 anos depois de Mateus, Marcos e Lucas, o propósito de João é dramaticamente evangelístico. A linguagem e o tom de João enfatizam o foco do seu livro. Palavras como "crer", "vida", "amor", "verdade", "eterno" e "graça" são usadas mais no livro de João do que nos outros três evangelhos juntos.

O livro de João – A gloriosa Escritura
O livro de João se dirige a todas as pessoas do mundo e revela a gloriosa verdade de Jesus Cristo. As Escrituras explicam a si mesmas ....

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (João 1:1). E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai (João 1:14). Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus (João 1:34).

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3:16-17).

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida (João 5:24).

Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede (João 6:35). Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna (João 6:47).

Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida (João 8:12). e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? (João 8:32-33).

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um (João 10:27-30).

O livro de João – As maravilhosas notícias
O livro de João proclama a maravilhosa notícia sobre Jesus Cristo. João declara: "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31).

Através das próprias palavras de Cristo, compreendemos a verdade simples de Sua mensagem. Ele então nos pede para avaliar nossos próprios corações quanto a onde encontramos nossa esperança eterna...

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6). Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? (João 11:25-26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário